
Com a crise do clima, muito tem se falado sobre Transição Energética, mas você entende o que quer dizer esse termo?
A principal fonte de geração de energia no mundo ainda são os combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás fóssil, conhecido como gás natural. Juntos eles fornecem cerca de 80% da energia do planeta e são usados para fornecer eletricidade, calor e transportes.
Contudo, seu uso é altamente poluente, sendo a queima de combustíveis fósseis a principal causa da crise climática que enfrentamos atualmente.
Por isso, precisamos de maneira urgente adequar nossos modos de vida e fazer uma transição de nossas fontes de energia para opções sustentáveis.
Algumas opções de fontes mais limpas que podemos citar são a energia solar, que através de paineis solares convertem a luz do sol diretamente em eletricidade; a energia vinda da biomassa, que da queima de resíduos agrícolas, florestais e urbanos faz a conversão de matéria orgânica em biocombustíveis (como etanol ou biodiesel), gerando energia.
Muitas outras opções de fontes de energia ainda podem ser consideradas, mas é necessário que essas mudanças ocorram de forma democrática e popular, que se adequem à realidade das diferentes comunidades e que garantam não somente a preservação da natureza como um acesso de qualidade à energia para todos os povos.


Sem medo de exigir um futuro para o nosso planeta!
Estamos vivendo uma grave crise climática e o Brasil tem um papel importante este ano,é o país sede da COP30 e será o grande mediador de negociações que colocam em cheque o nosso futuro.
Entretanto, precisamos ser críticos e deixar claro que estamos percebendo uma grande divergência do discurso de liderança climática do governo em encontros globais e suas ações de expansão e incentivo aos combustíveis fósseis. afinal, o Brasil é um líder climático ou um lobista dos combustíveis fósseis?
Fala-se muito sobre transição energética justa, entretanto, as comunidades mais impactadas, continuam sendo afetadas e pressionadas pela indústria do petróleo e do gás, e continuam não sendo devidamente orientadas, e consultadas sobre as políticas energéticas para suas localizações.
Questiona-se muito sobre os custos da Transição Energética e quem pagaria por ela, no entanto, pouco se questiona sobre os valores bilionários que são oferecidos em subsídios fiscais aos ultra-ricos e também à indústria de combustíveis fósseis.
As falas sobre explorar petróleo na Foz do Amazonas para abastecer o mercado externo vai para o sentido oposto ao de oferecer energias renováveis e acessíveis para os amazônidas que possuem abastacimento energético precário.
Do lado de cá, esses questionamentos nos fizeram chegar à 4 demandas principais:
Que tal nos ajudar a pressionar os Ministros utilizando nossa plataforma?
Contamos com você para conseguirmos avançar nos nossos objetivos! Basta um clique para enviar e-mail aos 4 Ministros que mais precisamos pressionar neste momento.

Aqui, você inscreve as organizações e coletivos para assinarem a campanha, e fazerem pressão por mudanças!
Envie seus dados, link das redes sociais, imagem da logo marca, links de arquivos que gostaria que fossem incluídos no site da campanha e informações de um ponto de contato para receber atualizações e comunicações da campanha.
Inscreva-se





